terça-feira, 23 de fevereiro de 2010





História do Porto Velho Hotel

( Unir Centro )

O Porto Velho Hotel foi construído para substituir o casarão de pinho-de-Riga - Hotel Brasil, que durante mais de quarenta anos representou a única opção de hospedagem da cidade. No governo de Joaquim de Araújo Lima em 1948,foi iniciada a obra, sendo concluída quatro anos depois, no Governo de Jesus Bulamarque.

Edificado em estilo que lembra a arquitetura moderna do neo clássico da década de 40 do século passado, possui uma área coberta de 1.780m². Evidencia-se em sua fachada principal, dois frontões laterais com ornamentos na escala 1X1. O portal avarandado central e a escadaria de acesso com complementam sua caracterização. O autor do projeto foi o arquiteto Leogrin de Vaconcelos Chaves.

O Porto Velho Hotel foi inaugurado dia 29 de janeiro de 1953, com a presença do Governador do Acre, João Kubistheck, convidado especial do Governador Bulamarque. O Porto Velho Hotel também preencheu uma lacuna social da cidade, consternada com a demolição do Clube Internacional. Ali funcionava o bar Abunã e uma boate, Urucumacuãn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário