Memorex de História do Brasil

Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 1 Tema: Contexto e Fatores da Expansão Marítima

O Pré-Capitalismo - Fatores que contribuíram para o surgimento do capitalismo. Transição do Feudalismo para  o Capitalismo - Produtos Orientais e especiarias - Surgimento de grandes Companhias Rotas comerciais foram desenvolvidas - Surgimento da moeda - Fatores da Expansão Ultramarina Européia. Em virtude das crises dos séculos XIV e XV – retração do comércio e necessidade de expandir o comércio. No plano sociopolítico – a burguesia queria ampliar a circulação comercial.

Com a expansão comercial surgem as cidades – chamadas de burgos - Onde habitavam os comerciantes , que por isso, foram chamados de burgueses. Os burgueses faziam acordos com o senhor feudal- interesses - Os artesãos se organizaram em corporações de ofício –evitando a concorrência e a superprodução.

A rigor, os empreendimentos marítimo-comerciais eliminaram obstáculos  que evitavam o comércio.    
Fortalecimento do poder Real  e Estado - No plano cultural  a contribuição das grandes invenções ; pólvora,bússola, papel e imprensa - Plano religioso – expandir a fé cristã

Expansão Marítima:  Ciclo Oriental

Origem de Portugal
A formação do Reino está associada à Guerra de Reconquista entre cristão e mulçumanos na Península Ibérica. Nobres portugueses participaram do conflito em troca de terras no Condado Portucalense.

Entres estes nobres – Henrique de Borgonha recebeu do Rei de Leão e Castela, Afonso VI, terras situadas no Condado Portucalense. Em 1139, Afonso Henriques, filho de Henrique de Borgonha , rompeu relações de suserania e vassalagem com os espanhóis, e formou o reino de Portugal em 1139-1383  ( Dinastia de Borgonha)

Pioneirismo Luso Nas Grandes Navegações

Fatores: desenvolvimento comercial - interesse dos comerciantes em expandir suas transações - consolidação do poder real - aperfeiçoamentos náuticos - Escolas de Sagres, Infante Dom Henrique - localização geográfica
- Espírito Cruzadista.

Viagens Portuguesas

Os empreendimentos marítimos portugueses devem ser divididos em duas etapas distintas:

1ª Etapa – devassamento do litoral da África, novo caminho para o Oriente (Índias). Tomada de Ceuta em 1415 – especiarias e escravos -  Depois a descoberta das ilhas de Madeira, Cabo Verde e Açores.  

2ª Etapa- Constantinopla estava dominada pelos turcos, os preços das especiarias elevaram-se bruscamente.
O Estado Luso empenhou-se na busca de uma nova rota para as Índias. Aconteceram as viagens de:
1488 -Bartolomeu Dias ( Cabo das Tormentas – Sul da  África) - 1498 – Vasco da Gama ( Calicute, na Índia)
1500 – Pedro Álvares Cabral ( Brasil) - 1509/ 1515 – D. Afonso de Albuquerque –  Golfo Pérsico  Ceilão e Indochina.

Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 2 Tema: As primeiras visitas portuguesas ao Brasil

Inicialmente certo desinteresse ao Brasil - Atenções voltadas para as Índias Orientais - Por isso, apenas houve a exploração do pau-brasil com formação de feitorias nômades. Com isso , os franceses aproveitaram-se para contrabandear os recursos naturais do Brasil.

 Portugal então, organizou algumas expedições; 1ª - 1501 – comandada por Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio, que realizaram o  reconhecimento do litoral.  2ª - 1503 – Gonçalo Coelho – exploração do pau-brasil.

Expedições guarda-costas de 1516-1519 e  a de 1526 que se prolongou até 1528: comandadas pelo Cristóvão Jacques. Com o fracasso das expedições guarda-costas , diante da possibilidade de Portugal perder as terras.
O rei D. João III, o Colonizador, na década de 30 inicia o período colonial.

A Política na Colônia

Durante o período colonial brasileiro, ocorreram choque entre duas forças: * Aristocracia Rural local
* Representantes do governo de Portugal. Em 1530,  o rei D. João III – organizou a expedição de Martim Afonso, que aqui chegou em 1531 para: Dar início a colonização ( povoar ) , fazer reconhecimento ( exploração ) e proteger as terras contra a presença francesa ( defesa ). 

Martim Afonso veio com seu irmão Pero Lopes de  Sousa, que realizou expedições no Rio Prata.

 Outra expedição foi a Cananéia (São Paulo), mas fracassou. O resultado mais positivo foi a introdução da cana-de-açúcar  na região de São Vicente (São Paulo) e a conseqüente criação do primeiro engenho do Brasil na Bahia.

O desenvolvimento da cana-de-açúcar propiciou ao surgimento da vila de São Vicente em 1532. Primeiro núcleo habitacional do Brasil. Regime de capitanias hereditárias: o Brasil é dividido entre brancos. A partir de 1534 foi criado um novo regime de divisão do Brasil. - O Brasil foi dividido em 14 capitanias, com 15 lotes, doadas a 12 donatários. 

Aspectos do Colonialismo - Mercantilismo: Metalismo – metais preciosos - Doutrina da Balança Comercial Favorável – exportar mais e importar menos. Protecionismo – tarifas elevadas e incremento da produção interna.

Posse de Colônias – complemento financeiro para a Metrópole. Pacto Colonial – exclusividade comercial. Bases jurídicas eram: a carta de doação – concessão e conjunto de deveres dos donatários. a carta foral – direitos e tributos devidos ao rei, mais os direitos dos colonos.  * Apenas duas capitanias deram certo; a de São Vicente e a de Pernambuco ( Duarte Coelho)  

Governo Geral – criado em 1548, pelo rei D. João III e instalado em 1549.O governador era nomeado pelo rei – 4 anos . Possuía três auxiliares básicos: Ouvidor-mor, encarregado da Justiça - Provedor-mor, encarregado das finanças - Capitão-mor, defesa do Litoral.

 Todos formavam o Conselho do Governo com a finalidade de criar um orgão centralizador. Encargos básicos do governador. Fundar uma cidade – ser a capital,  Pacificar os indígenas e punir os revoltosos - Construir fortes e fiscalizar armamentos, Arrecadar impostos sob o pau-brasil - Combater a penetração dos Corsários e Praticar a justiça superior.

Câmaras Municipais – presididas por um juiz e formada por três vereadores (homens-bons)
Eleitos através de sorteio.

Tomé de Souza (1549-53) - 1549 fundou a primeira cidade, Salvador, contando com a ajuda de Diogo Álvares Correia (Caramuru). Tomé trouxe consigo colonos, degredados e seis missionários jesuítas chefiados pelo padre Manuel da Nóbrega que, em 1549, fundou o primeiro colégio do Brasil.

Na parte econômica houve o desenvolvimento da cana-de-açúcar , contando com a mão-de-obra escrava negra. Na pecuária, com a introdução das primeiras cabeça de gado.

Duarte da Costa (1553-58) - Na sua administração tivemos inúmeros distúrbios Houve em 1555 a invasão francesa no Rio de Janeiro comandada por Nicolau Durand Villegaignon. Os franceses em número de 600 fundaram no Rio de Janeiro uma colônia – França Antártica. José de Anchieta junto com Pe. Manuel Paiva fundaram em 1554 – Colégio São Paulo de Piratininga.

Mem de Sá (1558-72) - O terceiro governador conseguiu expulsar os franceses em 1567. O invasores contavam com o apoio dos índios tamoios contra a Coroa Portuguesa. Depois da derrota os  franceses se refugiaram na Baía de Guanabara a fim de reconstruir a colônia.

Em 1563, chegaram reforços de Portugal – sobrinho do governador, Estácio de Sá que aliou-se aos índios temiminós conseguindo expulsar os franceses 1565.
Estácio de Sá, fundou em 1° de março de 1565, a povoação de São Sebastião do Rio de Janeiro.

D. Luís de Vasconcelos (1570) - Não tomou posse, em virtude de morrer em alto-mar depois de um ataque dos franceses ao seu navio. Mem de Sá, governou até 1572 quando morreu em Salvador – fato que fez o Rei D. Sebastião dividir o Brasil em dois governos.

Divisão do Brasil em dois governos - A primeira divisão foi de 1572 a 1578, em Governo do Norte,  entregue  a Luís de Brito Almeida – sede  em Salvador. Governo do Sul, entregue a  D.  Antônio  Salema – Sede  no  Rio de  Janeiro.


 Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 3 Tema: Espanha domina o Mundo - A União das Coroas Ibéricas

Após a morte de D. Sebastião I, em 1578 o trono fica com o seu tio-avô, o cardeal D. Henrique, 1580 o cardeal morre – o parente mais próximo era o Rei da Espanha, Felipe II. Invade Portugal – com apoio da burguesia e da nobreza portuguesa.

Conseqüências da União Ibérica

 - Constituição de um grande império, colonial Ibérico , formação da invencível armada
 - conflitos militares com a Inglaterra, Holanda e França, fechamentos dos portos Ibéricos
   aos navios flamengos e supressão temporária do Tratado  de Tordesilhas.

Em 1640 , ocorreu a Restauração Portuguesa – liderado pelo Duque de Bragança – derrotou  as tropas de Filipe IV. Com a ajuda da Holanda, França e  Inglaterra – iniciando a Dinastia de Bragança.

Criou-se uma dependência política e econômica com a Inglaterra  - Tratado de Methuen  - tecidos e vinhos, Ataques e invasões: ingleses, franceses e holandeses - A presença inglesa – desde de 1530 – comercializavam com os indígenas – piratas.

A presença francesa - Contrabando do pau-brasil - A França Equinocial ( Maranhão – 1612-1615) - Em 1612 chega uma expedição comandada  por Daniel de La Touche – estabeleceram as bases das colônias.

As invasões holandesas ( séc. XVII) . A invasão holandesa na Bahia ( 1624-1625) - 26 navios da WIC, com 3.300 homens – Jacob Willekens – invadiram a Bahia – motivo – por ser uma região de grande produção do açúcar – capital da colônia. 1625 os holandeses eram derrotados e expulsos da Bahia -Jornada dos Vassalos.

A invasão holandesa em Pernambuco ( 1630-1654) - 56 navios grandes e 7.300 soldados, a WIC – liderados por Diederik – os holandeses não encontraram resistência. Insurreição Pernambucana ( 1645-1654)

A saída de Nassau - As causas básicas da Insurreição Pernambucana

endividamento dos senhores de engenho, cobrança das dívidas, queda no preço do açúcar
inundações e chuvas – produção. 1648 e 1649 – as duas Batalhas de Guararapes


 Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 4 Tema: Principais períodos econômicos coloniais

Pau-brasil:o Brasil é vermelho – período pré-colonial até meados do século XVI. Nesta atividade, extremamente predatória e itinerante – mão de obra era livre. Cana-de-açúcar: nasce a colônia de exploração. Fase – segunda metade do século XVI até o final do século XVII.

Introdução da cana – Martin Afonso de Sousa - Conjuntura favorável externa e internamente. Na agricultura canavieira – destacar a participação dos flamengos – investimentos - Regiões produtoras: Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e outras regiões do Nordeste.

Unidade produtora – dois tipos de engenhos – engenho d’água e o engenho trapiche. No mundo canavieiro – diversos tipos de fazendas - Destaca na história – Propriedade senhorial ou engenho. Quatro Edificações: Casa-grande , senzala, capela ou Igreja e o engenho.

Formação étnica do Brasil nasce dos engenhos - Sociedade basicamente rural – patriarcal - Sociedade conservadora, escravista, em crescente miscigenação e estratificada. Pecuária: gado foi introduzido no Brasil – XVI – para força motriz - Como animal de tração e transporte – segundo plano como alimentação: carne-seca, carne-de-sol e o charque.

As principais regiões: Sertão do Nordeste e Vale do S. Francisco – mão-de-obra livre - vaqueiros  
Minas Gerais: Pecuária com técnica superior, fazendas com pastos e cercadas – mão-de-obra escrava.
O grande mercado minerador – bovino, suíno, caprino , muar e equino.

A Escravidão - Em virtude  das  vantagens comerciais proporcionadas pelo tráfico negreiro e sua importância  para a  produção  de açúcar.  O vantajoso negócio – tornou o escravo numa mercadoria.
          
Entre 1530 e 1850, data da abolição do tráfico negreiro – tivemos a vinda de milhões de africanos – condição de mercadorias. Trabalho nas lavouras, na mineração e no trabalho doméstico – o negro                            participava de todo o processo.

Eram trancafiados durante toda a travessia  - condições insalubres – morte. Parte dos africanos trazidos para o Brasil eram ligados – duas etnias – sudaneses – bantos.  Sudaneses – Nigéria, Costa do Marfim e Daomé
Bahia.

Bantos – Moçambiques, Congo e Angola. Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Formas de Resistência - Fugas individuais ou coletivas, suicídios, assassinatos de feitores e de senhores e abortos eram formas extremadas de resistência. Dentre as formas coletivas de resistência, a rebelião, fugas coletivas e taxa de produtividade baixa.

Os Quilombos - Os escravos que conseguiam se refugiar nas matas formavam agrupamentos denominados quilombos – reproduziam o modo de vida africano. Essa foi a forma de resistência negra mais combatida pelos senhores e pelo Estado português. No final do século XVI, um grupo de escravos fugiu para a Serra da Barriga, no interior do atual estado de Alagoas – Quilombo dos Palmares.


Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 5 - Tema: Mineração no Brasil

As principais regiões – ouro: Minas Gerais  1693 –Antônio Rodrigues, Mato Grosso 1718 – Pascal Leme e                              Goiás 1725 – Bartolomeu Filho.                            

Legislação aurífera: Em 1603 – Carta Régia – autorizava a exploração - Quinto   1702, Regimento do Ouro – regulamentava e organizava.  Criação da Casa de Fundição - Principais tributos: Quinto  parte do ouro era da metrópole Capitação – 17g de ouro por escravo que o minerador possuísse.

Finta – proporção aos rendimentos de cada morador da região aurífera. Derrama – o déficit deveria ser pago – bens pessoais - Ação administrativa e política portuguesa – provocou três levantes:

 Guerra dos Emboabas ( 1708 – 1709), Revolta de Vila Rica (1720) e Inconfidência Mineira (1789) Consequências da mineração:  * Grande imigração portuguesa – corrida para Minas, * Desenvolvimento de um comércio de escravos e  * Penetração e povoamento do interior.

A Revolta de Felipe dos Santos (1720)

Em 1717, Pedro de Almeida, conde de Assumar, governador Capitania de São Paulo e Minas do Ouro – tinha como tarefa  -contrabando do ouro.A pressão metropolitana sobre o comércio ilegal – inquietação na população – os grandes mineradores aproveitaram o descontentamento – inflamar um movimento.

A liderança do movimento foi assumido por Felipe dos Santos – tropeiro – ligado ao contrabando de minérios. O tropeiro, com um exército de dois mil homens organizado e comandado por ele, foi até o conde Assumar, lista contendo 18 reinvidicações dos mineiros.

Em um primeiro momento, o governador pareceu aceitar as reinvidicações  dos  mineiros.Comandou uma força de 1.500 soldados que invadiu Vila Rica. Todos os envolvidos na rebelião foram presos. O mineiros ricos foram mandados de volta para Portugal.

Os líderes que pertenciam às camadas pobres foram codenados à morte. Felipe dos Santos foi executado e seu corpo, esquartejado e arrastado pelas ruas de Vila Rica.

Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana

A Crise do Antigo Regime - Um conjunto de acontecimentos - como a decadência  do absolutismo – iluminismo – Revolução Industrial. Independência dos Estados Unidos – Revolução Francesa e a Era Napoleônica.
Principais Movimentos. O de maior importância foi a Inconfidência Mineira, 1789. O crescente abuso do fiscalismo na região aurífera, acirramento da dominação político-militar lusa.
Os conjurados eram despreparados militarmente e tinham  certa inconsistência ideológica. Nos planos: ideal emancipacionista, forma republicana de governo – não queriam acabar com a escravidão

Libertas Quae Sera Tamen – ideal iluminista. As influências das idéias liberais – Independência dos Estados Unidos – os estudantes brasileiros na Europa. Com o declínio da produção aurífera nas Minas Gerais, a Coroa portuguesa – dificuldades financeiras – controlar com mais rigor a cobrança de impostos. Do conflito de interesses entre a Coroa e os mineiros surgiu a Inconfidência Mineira.

O Movimento foi organizado por pessoas que pertenciam à elite.
Havia membros do clero, militares de alta patente, donos de minas e comerciantes de minérios. Muitos tinham grandes dívidas com o fisco metropolitano.

O movimento era emancipacionista  - Minas Gerais e Rio de Janeiro um novo país – não é claro pretendiam abolir a escravidão – inconfidentes – crime de lesa majestade. Tiradentes, sobre que caiu a culpa de ter organizado a rebelião – executado na forca – esquartejado.

Conjuração  Baiana ou dos Alfaiates (1798) - No final do século XVIII, a cidade de Salvador vivia uma situação de grave crise social e econômica – população sofria com a falta de alimentos.

O ideário político dos jacobinos e dos sans-cullotes, presentes na Revolução Francesa, exercia especial fascínio sobre as camadas populares. Diferentemente – Minas Gerais – a Conjura Baiana foi um movimento organizado, liderado e protagonizado pelas classes populares.

No dia 12 de agosto de 1798, os conjurados colaram em locais públicos um manifesto com os principais objetivos da rebelião, no qual informavam que o movimento teria início no dia 20. Líderes do movimento: Cipriano Barata, Francisco Muniz, Pe. Agostinho, Hemórgenes de Aguiar  - das camadas populares João de Deus e Manuel Faustino.

 Diferenciou dos demais: caráter social, igualdade racial – participação dos mulatos e negros.
Em 1799, todos foram presos -  membros das camadas simples foram enforcados.

Conspiração dos Suaçunas – movimento de emancipação – Pernambuco em 1801 – intelectuais e padres – membros do movimento foram presos – depois foram soltos.

Ainda em Pernambuco, em 1817 – Revolução Pernambucana – com tendência Republicana e grande participação da Maçonaria. Líderes: Domingos José Martins, José de Barros Lima, os padres Miguelino e João Ribeiro.
Marques de Pombal
  
O Despotismo Esclarecido
Estimulados pelos filósofos – príncipes – prática as novas idéias – governar de acordo com a razão.
Prússia, Frederico II -  Voltaire – liberdade de culto e ensino  - Rússia, Catarina II – franceses – liberdade de culto e desenvolvimento da educação.
As  Reformas Pombalinas
Pombal – secretário de Estado do rei D. José I – homem forte – se aproveita da fraqueza do absolutismo português
Iniciou – política das companhias – protegendo os empresários portugueses – org.  Monopolistas.

A Política Econômica Mercantilista
Pombal não poupou a Companhia de Jesus – atentado contra o Rei. Jesuítas acusados – expulsão dos mesmo de Portugal e do Brasil.
Pombal – criou o estanco dos diamantes. Exploração de pedras preciosas – restrito a Diamantina.
Instituiu o sistema de quotas anuais de 100 arrobas – criou a derrama
Neutralizou a influência da Inglaterra.

Renascimento Agrícola
 
Revolução Industrial: exigência maior produção de matérias primas, como algodão – ganha espaço com a decadência da mineração. Principais Produtos de Exportação  - Algodão – para indústria européia – Maranhão, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. O açúcar – decadência das lavouras das Antilhas
O Tabaco – era utilizado para o escambo – negros da África – Bahia e Maranhão.

Cacau – atividade extrativista – praticadas nas Capitanias do Pará e Rio Negro – introduzido na agricultura na Bahia e Maranhão. Café – introduzido no início do século XVIII na baixada Fluminense e Vale do Paraíba.
Início do século XIX, já representava 18% exportações.

Atividades Subsidiárias: Agricultura de subsistência – mão-de-obra era livre – mandioca, milho, batata, cará e arroz.  Indústria Colonial:  No interior de Minas Gerais, XVIII – indústria artesanal - No litoral Rio de Janeiro e Bahia - manufaturas. Indústria  de  tecidos,Metalurgia e a ouriversaria. 1785, a rainha D. Maria I
 – Proibição Industrial. 

Independência Norte-Americana - Trezes Colônias Inglesas – 1776
Colônias do norte: povoadas por refugiados políticos - religiosos, pequenas propriedades e trabalho pago.
Colônias do centro: região mais urbanizada. Colônias do sul: possuíam grandes propriedades rurais e trabalho escravo. Produziam algodão, fumo e arroz.     Até o século XVIII, essas colônias viveram com certa liberdade.  

Colonização inglesa na América
No século XVI, Portugal e Espanha eram as mais importantes potências da Europa, detentoras da descoberta do Novo Mundo.
Os territórios considerados menos valiosos aos interesses ibéricos foram relegados.

Coube à Inglaterra, no século XVII,  a colonização da costa litôrania atlântica do atual território do Estados Unidos.
Devido a conturbada situação política e religiosa na Inglaterra – provocou a fuga de dissedentes puritanos. Vinha com a finalidade de fixar-se, sem o espírito aventureiro.

A mudança na política colonial
França e a Inglaterra – 1756 – Guerra dos Setes Anos. Os colonos ingleses  lutaram contra os franceses e seus aliados indígenas, o que despertou um sentimento de autoconfiança. Pela primeira vez – as Treze Colônias uniram-se em torno de um ideal comum. A Inglaterra saiu vitoriosa do conflito contra a França – uma forte crise – gastos da guerra. Em 1764, promulgou a Lei do Açúcar, que estabelecia uma taxa sobre o melaço.  

A mudança na política colonial  - Em 1765, foi aprovada a Lei do Selo, pelo qual os jornais, revistas, baralhos e livros pagavam impostos. Em 1767 os ingleses impuseram o monopólio de comercialização do produto à Companhia das Índias Orientais.   

O processo de independência
As Leis provocaram a convocação do Primeiro Congresso da Filadélfia – 1774.
Uma petição foi enviada ao Parlamento britânico solicitando a revogação das leis. Em 1775, Segundo Congresso – quando oficialmente foi declarado a Guerra – George Washington.

Em 4 de julho de 1776, foi publicada a Declaração de Independência, por Thomas Jefferson que se baseou nas idéias iluministas.
Após a vitória inglesa nas primeiras batalhas – os americanos receberam apoio da França e da Espanha. Na Batalha de Yorktow, os ingleses foram derrotados.


 Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 6 - Tema: Dom João no Brasil 

Conjuntura Européia - Tratados Comerciais Desfavoráveis -  1703 - Tratado de Methuen ( Panos e Vinhos).
Transmigração dos Braganças

Às pressões francesas para Lisboa aderisse ao Bloqueio, visando impedir a entrada de produtos ingleses na Europa. Às pressões inglesas – manter Portugal como aliada. Às propostas dos partidários do Império do Ocidente, liderados por Rodrigo de Souza Coutinho – desde há muito tempo, a idéia de tornar a sede da administração Lusitana. A política Napoleônica - o Bloqueio Continental.

Política Econômica Joanina

D. João pressionado pelos ingleses e pelo teórico econômico José Maria da Silva Lisboa, visconde de Cairu, tomou medidas econômicas liberais de cunho fisiocrático. Abertura dos Portos às Nações Amigas – Alvará de Industrialização.

A Política Externa Joanina - Invasão da Guiana Francesa em represália à ocupação bonarpatista de Portugal – Elevação do Brasil à condição de Reino Unido – Ocupação da Cisplatina – Uruguai.

Progressos Econômicos - Pecuária - Lavoura - Fábricas - Banco do Brasil - Restauração Européia -   Queda de Napoleão -  Brasil Elevado à Reino Unido – 1815 -   Congresso de Viena.

Revolução Pernambucana - 1817
A manutenção da Corte no Rio de Janeiro resultou em um significativo aumento de impostos – insatisfação em toda a Colônia -  Pernambuco – castigada  - seca. Paraíba , Pernambuco , Rio Grande do Norte e Ceará
8 de março dominaram Recife – governo provisório.

Não ocorreram mundanças na estrutura social – caráter elitista – enfraqueceu o movimento – 19 de maio de 1917. O Início da Preponderância Inglesa no Brasil. Assinatura dos Tratados de Comércio e Navegação e o de Aliança e Amizade.

Tratado assinado em 1810 -  Pontos importantes do Tratado

Tarifa de 15% para mercadorias inglesas e 24% para os demais países - Nomeação de Juízes - Liberdade Religiosas para os ingleses - Tribunais do Santo Ofício – Proibidos - Extinção Gradual do Tráfico Negreiro - Cessão da Ilha de Santa Catarina aos ingleses.

A Revolução Liberal do Porto e o Retorno de D. João - 24 de agosto de 1820 - Revolução do Porto - 26 de abril de 1821 - Volta para Portugal.

Objetivo MA+S – História Geral – Prof. Aleks Von Palitot



FICHA Tema: Independência do Haiti e dos Vice-reinos e capitanias gerais


O processo emancipacionista da Ilha Espanhola é um caso a parte. O Haiti foi ocupado pelos espanhóis no âmbito da política colonial.


Quando Cortéz descobriu as minas do México o Haiti perdeu a importância – passou ser atacada pelos franceses, ingleses e holandeses.


Pelo Tratado de Ryswick, em 1697, a Espanha reconheceu a presença francesa na parte ocidental da Ilha Espanhola.
Nessa região, os franceses haviam feito florescer uma rica colônia, Saint-Domingue, produtora de açúcar, café e cacau.


No caso da independência do Haiti, pesou a participação dos escravos - exceção. As lutas foram obras do negros libertos e escravos e não da elite local.
Ainda no século XVIII, desencadeou-se uma série de revoltas de escravos, 1754 liderada por um escravo Mackandal, que aterrorizou os brancos com a guerrilha e o vodu.


Em 1758, Mackandal foi preso e queimado na fogueira sob acusação de feiticeiro.
Vicente Ogé, mestiço, em 1791 iniciou um movimento de rebeliões de feições socioeconômicas.


O Movimento
Em 1788 subiu ao trono Carlos IV e, no ano seguinte ocorreu a Revolução Francesa, que ao pregar a liberdade e a igualdade levou os escravos a se rebelarem.
Em 1794 a França decreta a abolição da escravidão, Toussaint Louverture que era opositor dos franceses muda de postura.
O Tratado de Basileia de 1795, assinado entre França e Espanha, entregou aos franceses o domínio sobre a Ilha, mas os mesmos não tomaram a posse efetiva.
No ano de 1801, Toussaint declarou independente toda a Ilha e fim do escravismo. Em janeiro de 1804, declarada a independência da ilha é consolidada do lado francês.


República Dominicana (São Domingos)


Quando Napoleão invadiu a Espanha, em 1808, o lado oriental da ilha, de população espanhola, liderado por João Sánches – contra os franceses, reincorporando-se à Espanha.
Novembro de 1821, São Domingos declarou a independência em relação a Espanha.
Emancipação das Américas


As Lutas de San Martín e Bolivar


1 .Chile - Enquanto se desenvolviam os movimentos de independência – América Espanhola – Chile posição peculiar – isolado geograficamente. As idéias liberais – dificuldade – isolamento

Emancipação das Américas
Em 1808, o Chile forma a Junta Governativa, liderada por Bernado O´Higgins, declarando-se independente. Em 1814, os espanhóis reagiram – voltando controlar a região.
San Martín , em 1817 libertou o Chile e entregou o poder ao Bernado O´Higgins .
A conquista definitiva do Chile só viria em abril de 1818, após a derrota espanhola na Batalha de Maypu.
Entre 1820 e 1823, foram elaborados cinco Constituições. Em 1833 – última delas – previa um Estado forte, centralizado e autoritário.
Peru - Em 1817 , San Martín partiu do Chile em direção ao Peru - Estratégia consistia em um ataque militar por terra e mar. A ofensiva por terra, foi liderada por Martín, sitiou a cidade de Lima – foco da resistência espanhola.


Por mar – Lorde Cochrane bloqueou o Porto de Callao.
Em 1821, San Martín declarava a independência do Peru. A vitória definitiva ocorreu em 1824, na Batalha de Ayacucho, liderada por Antonio José de Sucre.


Bolívia


A Bolívia era conhecida – Alto Peru – importante para a metrópole – prata. Em 1824, ocorreu a Batalha de Ayacucho, liderada por Sucre, que no ano seguinte libertou o Alto Peru.
Sucre adotou uma Constituição autoritária e centralista, tornando-se presidente em 1826.Foi deposto em 1828, revolta nacionalista liderada pelo general Augustín Gamarra, que entregou o poder a Andrés Santa Cruz. No ano de 1837, O Congresso de Tacna levou a formação da Confederação do Grande Peru – Peru e Bolívia. Foi atacada pela Argentina e Chile- derrotados em 1839 – separação dos países.


Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 7 - Tema: Independência ou Morte?

A Marcha para a Independência  - Abril de 1821, Brasil governado por um Príncipe Regente. Portugal tenta reconduzir o Brasil à antiga condição - Determinações para D. Pedro voltar - Portugal em   9 de dezembro de 1821.

O Rompimento -  Dia do Fico - 9 de janeiro de 1822 - D. Pedro assumiu o partido brasileiro - cria um novo  ministério  - Em março tropas portuguesas foram impedidas de entrar no Rio de Janeiro. 13 de maio D. Pedro recebe o título – Defensor Perpétuo.

José Bonifácio -  cria Atos; Cumpra-se - Assembléia Constituinte
Preocupação com as Revoltas na América - 7 de setembro de 1822  Grito do Ipiranga - Monarquia Imperial – Reconhecimento da Independência.

Em lugar da República, uma Monarquia -  As classes mais ricas temiam a criação de uma república que tivesse a participação de grupos populares no poder.

Existia o risco de fragmentação do território em pequenas repúblicas, como estava acontecendo nas antigas colônias espanholas. Nesse sentido, o governo monárquico aparou várias disputas regionais que poderiam ter provocado a ruptura da unidade territorial.   

O Brasil é um Império -  A Guerra da Independência -  As tropas portuguesas ocupavam Bahia, Piauí, Maranhão, Pará e Cisplatina - não reconhecem  - Salvador - Resistência Lusitana foi mais forte, Brigadeiro Madeira de Melo -  Os que eram a favor da Independência  foram hostilizados  e perseguidos - Madre  Joana Angélica – assassinada.

Coroado Imperador do Brasil - Elaborar uma Constituição – Antônio Carlos de Andrada - Constituinte que limitava os poderes do Imperador. Dom Pedro I cerca o Parlamento e ameaça os membros. Dissolve a Constituinte e outorga uma 1824 - Noite da Agonia – Presos políticos.
D. Pedro I convoca um novo ministério  - Em 1823 – Queda dos Andradas - Nova Constituição – Ministério dos Portugueses.

A Carta de 1824 estabelecia,O Brasil tornava-se uma monarquia constitucional hereditária; O Cargo de senador era vitalício; Vigorava o voto censitário, baseado na renda dos eleitores; A religião oficial era a católica e a Igreja ficava submetida ao Estado. Confederação do Equador ,Pernambuco – 1824 -  2 de julho de 1824 - Frei Caneca – Cipriano Barata.

Após a imposição da Carta de 1824, a elite rural pernambucana e as camadas médias urbanas uniram-se pela independência. Em agosto, a confederação já englobava Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e o interior do Piauí. Participação de vários intelectuais - sobretudo jornalistas Cipriano Barata do Jornal Sentinela  da Liberdade – preso e levado ao Rio. Frei Caneca dirigia  Jornal Tífis Pernambucano ,também foi preso e depois executado.

Guerra das Cisplatina – Argentinos - Uruguai Juan Antonio Lavalleda. Em 1816 D. João VI domina a região do Prata – enviando tropas para Montevidéu – ocupando militarmente e anexando a região. Em 1822  seus habitantes não aceitaram o domínio português nem brasileiro – 1825 tornam-se independente.Em 1826, João VI morreu, e Pedro I, herdeiro da Coroa portuguesa, viu-se envolvido em uma guerra com seu irmão Miguel, que tentava usurpar o trono. Além desse fato, animosidade entre portugueses e brasileiros tornava-se cada vez mais séria e chegou ao seu limite na Noite das Garrafadas, em 12 de março de 1831.
Grupos dos dois lados sem enfrentaram nas ruas do Rio de Janeiro. D. Pedro I abdicou ao Trono em 1831 – ao seu filho D. Pedro de Alcântara II – 5 anos de idade.  
Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 8 - Tema: Período Regencial

Uma Experiência Republicana? A Renúncia de D. Pedro I – está enraizado em dois elementos:   a crise econômico-financeira e as divergências políticas. O Período das Regências – tempo de transição em vários sentidos:  Uma Experiência Republicana?

Superação dos conflitos sociais, pela preservação da ordem social tradicional; superação da ameaça de ruptura da unidade política-territorial do país. Três correntes políticas – primeira fase regencial: Os restauradores, os moderados e os exaltados.

Organização das Regências - No momento da abdicação, estando os deputados em férias, formou-se a Regência Trina Provisória – até 17 de julho de 1831.
Senador Campos Vergueiro (liberal) - Carneiro de Campos (conservador) - Francisco de Lima e Silva (militar)
Concedeu anistia aos presos políticos, reintegrou o ministério dos brasileiros - Promulgou a Lei da Regencial de abril de 1831, que limitava os poderes dos regentes. 

A Regência Trina Permanente - Composta através de eleição: Bráulio Muniz - Costa Carvalho - Francisco Lima e Silva - Na Pasta da Justiça – Padre Feijó. Criação da Guarda Nacional e a Promulgação  do Código do Processo Criminal.

O Ato Adicional de 1834: o avanço liberal -  Com a reforma da Constituição de 1824 – ocorreu a supressão do Conselho de Estado; criação de Assembléias. Legislativas Provinciais; transformação da Regência Trina em Regência Una e criação do município neutro do Rio de Janeiro.

As Regências Unas  - O Padre Feijó foi eleito – 1836 – vitória apertada – antecipava as dificuldades de seu governo. Foi acusado de pactário com o federalismo dos farroupilhas gaúchos.

O seu governo tornou-se insustentável – quando os seus opositores regressistas (antigos liberais moderados) liderados por Bernado Pereira de Vasconcelos, conseguiram a  maioria na Câmara. Feijó renunciou em setembro de 1837 – Os regressistas assumiram o governo.

Pedro de Araújo Lima

Pedro de Araújo – chamou para o gabinete Bernado Pereira, líder da oposição  a Feijó, formando o Ministério das Capacidades. Surge duas Correntes partidárias. * regressista ( Partido Conservador) e * progressista ( Partido Liberal).

Conflitos continuaram – era preciso parar o carro da revolução. Em 23 de julho de 1840, o Golpe de Maioridade pôs um ponto final ao período regencial.


  
Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 9 - Tema: Rebeliões Regenciais

Revolução Farroupilha - Guerra dos Farrapos - 1835-1845 - Rio Grande do Sul.

 Movimento elitista - Caráter republicano e separatista - República Rio Grandense - Motivos econômicos: Charque gaúcho efeitos das práticas  fiscais do governo regencial.  Determinações da Regência colocavam     a   pecuária    gaúcha   em   competição desvan-tajosa com a Platina. Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi e Davi Canabarro - A guerra acabou com a assinatura de um acordo Paz de Ponche Verde.

Giuseppe Garibaldi – Italiano – Marinha da Revolução – construir navios. Anita Garibaldi – heroína na Unificação Italiana. 

A Cabanagem - 1835-1840 – Pará
Revolta de caráter popular e radical - Membros  do  movimento eram moradores de pequenas cabanas.

Faziam parte do movimento : negros, índios, mestiços escravos , homens livres, comerciantes e ribeirinhos.
Em 1835 dominam a capital da província, Belém. Formaram um governo autônomo mas fiel a monarquia - Principais líderes eram  Eduardo Agelim e os irmãos Francisco e Antônio  Vinagre  O movimento  até 1840 - saldo  30 mil  mortos.

A Sabinada - 1837-1838 – Bahia - Movimento organizado pelas camadas médias urbanas: comerciantes , profissionais liberais, oficiais militares e o povo. Caráter elitista- popular - liderado pelo médico Francisco Sabino.

Caráter Federalista  -  Fundaram a República Bahiense em 1837 - Foram derrotados pelas tropas legalistas em 1838.

A Balaiada - 1838-1841 – Maranhão - As hostilidades entre grupos rivais da aristocracia rural e as lutas partidárias entre bem-te-vis(liberais) e conservadores induziram  a uma rebelião. Movimento composto por;  lavradores, vaqueiros, tropeiros , artesãos, negros , índios e mestiços.

Caráter popular e separatista provisório - até a Maioridade de D. Pedro II.  Seus líderes eram; Manuel Ferreira, Raimundo Gomes Vieira e Cosme Bento das Chagas. Queriam o fim da Guarda Nacional, a  expulsão dos comerciantes portugueses e transformações sociais.   


 
Objetivo MA+S – História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 10 - Tema: Economia Cafeeira

O Desenvolvimento da Lavoura Cafeeira - Ampliação do consumo na Europa – XIX - Cresce no interior fluminense e Vale do Paraíba - Zona da Mata Mineira.

Os recursos existiam - Econômicos - Sociais - Lavoura tradicional - Problemas com a mão-de-obra -Pressões inglesas para o fim do tráfico negreiro -  escravidão incompatível com o capitalismo liberal - Solução introdução do tráfico livre europeu.

Imigração Européia - Sistema de Parceria,vinda de colonos europeus - A 1ª experiência foi feita pelo senador Nicolau Campo Vergueiro - 80 famílias.

Problemas de relação - Os maus tratos e as péssimas condições de vida.  Escravos brancos - as notícias chegam a Europa - Governo da Prússia. O trabalho assalariado - São Paulo faz política de imigração.

A Lei de Terras - acaba - Sonho do Imigrante de ser dono de terras. Em 1850 - parlamento imperial aprovou a lei de terras - pela compra  - Os colonos se sujeitam a baixos salários.

Transformações Sociais - Surgimento do Mercado de trabalho assalariado - Aparecimento uma nova aristocracia – investimentos e  mentalidade empresarial.

Indústria e Urbanização do Império * Origens da indústria - divisão internacional de trabalho - Economia cafeeira - acumula capital - Irineu Evangelista - Barão de Mauá.

Grandes empreendimentos - Construção Naval - Produção de Máquinas - transportes ferramentas agrícolas – bancos. O sucesso de Mauá - capital inglês - Tarifa Alves Branco.   

Falência de Mauá – 1875 - A entrada maciça de produtos ingleses. Endividamento das empresas
Sabotagens em seus negócios.

Questão Christie - Foi uma reação do Brasil ao imperialismo britânico - rompimento diplomático.
 Motivos que serviram de pretexto - A lei de 1831 - que não era cumprida - A recusa de renovar o  tratado de 1827.

A Tarifa Alves Branco que aumentou as taxas sobre produtos estrangeiros - o Bill Aberdeen - repressão ao tráfico negreiro de 1845. Caso do Sir Wiliam Christie. A  carga de um navio inglês havia sido roubada no Brasil. A prisão de dois marinheiros ingleses de fragata no Brasil. 1865 - Reatamento das relações.

Revolução Praieira (1848-1849) Ocorreu em Pernambuco, viva em uma crescente crise econômica – problemas da concentração fundiária. Nas cidades, os portugueses – monopólios sobre as atividades, comércio.
O movimento – defesa de uma política social mais justa. Os liberais divulgavam suas idéias no jornal Diário Novo, cuja redação ficava na rua da Praia – o grupo passa a se chamar Partido da Praia.

Líder do movimento armado foi, republicano Pedro Ivo Silveira. Os praieiros queriam a expulsão dos portugueses e a nacionalização do comércio , a extinção do Poder Moderador, a liberdade de pensamento e o direito ao trabalho. 














História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 13 Tema: Regime Militar 
 

Regime Militar no Brasil  - Marechal Castelo Branco (1964-67)  -  Eleito pelo Congresso de forma indireta -Cassou mandatos e cassou direitos políticos, Extinguiu os partidos políticos através do Ato Institucional nº 2.  ARENA  -   MDB.
Em 1967 foi promulgada a Constituição; Centralização Política * Presidente eleito pelo colégio eleitoral * Legitimava o ato de governar através de decreto-lei.

Ainda no Governo Castelo Branco - Ato Institucional nº 1 ; Assegurava ao novo governo instituído os meios indispensáveis para garantir a segurança nacional. Pontos fundamentais do AI- 1.   Eleições Indiretas, decretar estado de sítio quando deseja-se , permitia aos militares a cassar os direitos políticos até 10 anos.

General Costa e Silva – (1967-69) - Foram criados no seu Governo novos Ministérios: Transportes, Comunicações e Interior.
          Para fortalecer o poder central criou  AI-5 . Modificou a Constituição de 1967, fortalecendo ainda mais o seu poder;
          A Chamada Constituição do Terror foi imposta pela Junta Militar;    

Características da Constituição do Terror - Por essa emenda foram acrescentado 58 artigos; Mandato presidencial de 5 anos
   - Confirmação dos Atos Institucionais    - Eleições indiretas para governador    - pena de morte para os casos de guerra revolucionária  - número de deputados calculado de acordo  com o eleitorado , e não mais com a população.  

General Emílio Garrastazu Médici ( 1969- 1974) - No seu governo registrou um alto índice de popularidade. Ocorreu em virtude do desenvolvimento industrial e econômico.
Nesse período o Brasil era a imagem criada pelo Estado de um país de grande progresso. Por isso Brasil , ame-o ou deixe-o.
Terrorismo de Esquerda e repressão - Linha Dura do Exército na repressão acabou por incentivar a alternativa da luta armada pelos opositores. Inspirados por Che-Guevara.

No Araguaia os comunistas do PC do B criam um foco de guerrilha, José Dirceu e Genuíno. ALN seqüestrou o embaixador  norte-americano Charles Elbrick, exigindo a libertação de presos políticos.

Crise financeira; Fim do Milagre  Econômico- Crise do Capitalismo - Processo Abertura Política; Gradual e lenta, - Durante seu governo foram feitas eleições para o Congresso.

Nesse pleito verificou-se expressiva vitória do MDB, a oposição conseguiu 160 cadeiras no Congresso contra 204 da Arena.
A censura a imprensa foi suspensa. Em virtude das pressões do MDB quanto a morte do jornalista Vladimir  Herzog, nas dependências do II Exército de SP.

Pacote de Abril de 1977 -  Fechou novamente o Congresso -  Cassou o mandato de parlamentares -    Favoreceu plenamente o Presidente  e seus aliados nos Estados.

Retomada da abertura política - Continuou sendo gradual - Revogou o Ato Institucional nº 5 - Com isso o presidente não poderia decretar recesso  do Congresso, cassar mandatos, demitir ou aposentar funcionários e privar os cidadãos de seus direitos políticos.                                  
General João Figueiredo (1979-1985) - Continuação da abertura política - Ao assumir a Presidência, o general  deu  continuidade ao processo de  abertura política.

General João Figueiredo (1979-1985) - Nesse quadro que se inserem a  aprovação da Lei da Anistia e a nova Lei de Elegibilidade.    Aprovou com o congresso a reforma -  partidária -   Surgindo vários partidos      



História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 11 Tema: Republica Velha ,Cangaço, Canudos e outros movimentos 

O Poder das Oligarquias - A  Segunda   Fase   da  República - ascensão de Prudente de Moraes  -  República das Oligarquias
Aspectos Gerais da República Oligárquica

          O Brasil encontrava-se em grandes dificuldades econômicas em 1899 – dívidas herdadas do Império.
          Governo de Campos Sales (1898-1902) assinou com os banqueiros de Londres um acordo – 1898  funding-loan – renegociou por mais 63 anos.
          Em 1906, os governadores de São Paulo, Minas  e Rio assinaram o Convênio de Taubaté – definiram medidas econômicas com o governo federal para proteger o preço do café.

Política dos Governadores -  Campos Sales -  Acordo entre o Presidente e os Governadores  * Política Café-com-Leite - São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Acordo de Revezamento na Presidência. * Coronelismo - Base do esquema partidário - nos municípios Chefes Políticos locais coronéis - voto cabresto.

Voto Aberto – declarado - Processo Eleitoral Fraudulento  -  Candidato era indicado pelo Presidente em Exercício - Máquina Eleitoral.

Campanha Civilista
          Em 1910 a oligarquia gaúcha lançou Hermes da Fonseca para presidência, apoio de Minas Gerais.
          São Paulo apoiou Rui Barbosa do Partido Republicano da Bahia que lançou a Campanha Civilista – contra a ameaça do autoritarismo.

Movimentos Sociais

* República atende apenas os interesses das oligarquias

- A grande maioria ficou marginalizada - Provocando várias formas de protestos * A Imprensa - protesto das camadas urbanas - criticavam o processo eleitoral e o poder dos coronéis.

Os movimentos Religiosos
Canudos - Antônio Conselheiro - a salvação através do abandono material

Casamento Religioso e Civil  - Separação da Igreja do Estado - Miséria da população - Cobrança de Impostos
Antônio Conselheiro 1893 estabeleceu-se no sertão Baiano, no Arraial de Canudos na  cidade Belo Monte.
Muitos, esfomeados, vivendo as amarguras da vida no Sertão, atentaram para o projeto de criar uma comunidade – igualdade entre todos. Com discursos messiânicos e contrários a República. Atraiu muitos para lá, ameaçando o trabalho nas fazendas e até mesmo o poder da Igreja.

A comunidade prosperou - se tornou a 2 ª maior cidade da Bahia - Vivia de trocas com as cidades vizinhas
 Os miseráveis, camponeses, prostitutas, ladrões, negros e sertanejos - fugiam para lá

 O Cangaço – a palavra vem da canga, que é o conjunto de arreios que amarram o boi ao carro. Os cangaceiros usavam as correias cruzadas no peito, lembrando a canga de boi. O Cangaço – modo de vida – faziam saques a armazéns, assaltos a fazendeiros com o objetivo de fazer justiça com as próprias mãos.

O Cangaço - Era a resposta contra a violência dos coronéis que lhe era imposta no sertão. Regiões de conflito - Ceará, Pernambuco e Paraíba - 1º Rei do Cangaço - Antônio Silvino A partir de 1922 - Virgulino Ferreira o Lampião

O Cangaço perdeu força, chegando praticamente ao fim em 1938, quando o bando de Lampião foi emboscado e massacrado na cidade de Angicos, em Sergipe. Museu Nina Rodrigues – 1968.

Corisco, o Diabo Loiro, um dos principais companheiros de Lampião, não estava em Angicos no dia do massacre.
Ele já havia formado o próprio bando e jurou matar todos os envolvidos na morte de Lampião. Matou um suposto delator, a mulher e os filhos, degolou-os e enviou as cabeças para o prefeito de Angicos.
No ano seguinte à morte de Lampião, as autoridades do Nordeste prometeram garantia de vida a todos os cangaceiros que se entregassem à polícia. Vários aceitaram a proposta, fazendo o movimento perder força.

Revolta da Chibata
-          Trabalho excessivo aos marinheiros, alimentação insuficiente  - Salários baixos e castigos físicos –Chibata
Durante treinamento na Inglaterra – diferença no tratamento. Em 16 de novembro de 1910 – Hermes da Fonseca – o marinheiro negro Marcelino Menezes – 250 chibatadas no Minas Gerais.

Os marinheiros se rebelaram  - Líder do movimento – João Cândido  - Os marinheiros assassinaram o comandante Batista Neves – presidente – acatar as reivindicações – depusessem armas.

Revolta da Vacina

No início do século XX  - Rio de Janeiro  -  Problemas: Rede insuficiente de água e esgoto, coleta de lixo precária e cortiços.

Doenças: tuberculose, sarampo, tifo, hanseníase, febre amarela e varíola. Presidente – Rodrigues Alves – Oswaldo Cruz – projeto sanitário.

Oswaldo Cruz – reforma urbana  - Demolições dos velhos prédios e cortiços - dar lugar avenidas, edifícios e jardins.
Pessoas foram desalojadas – morar em morros. A população – confusa e descontente – perderam suas casas e seus lares invadidos. Jornais criticavam ação do governo – boato da vacina – partes íntimas – estopim para a revolta.

Guerra do Contestado

No Sul do País – área em disputa por Santa Catarina  e Paraná. Em 1900 o governo desapropriou terras  centenas de camponeses – estrada de ferro. Se instalou na região além da ferrovia a Madereira S. Lumber – milhares de trabalhadores em regime de semi-escravidão. Em 1906, as obras da ferrovia – suspensas, e os trabalhadores entregue a própria sorte.
Então apareceu um homem, dizendo-se herdeiro espiritual do monge João Maria, um beato – que há dez anos pregava na região – adotou o nome de José Maria – seguidores.

José Maria fundou a vila Curitibanos ( Santa Catarina), que atraiu inúmeros camponeses – incomodou os coronéis ervateiros – pediram ajuda do Exército. José Maria foi morto no conflito, apesar disso, os seguidores continuaram na região.

Os camponeses continuaram no combate, seguindo conselhos e visões – menina de 15 anos, Maria da Rosa, e do menino de deus Joaquim, de 11 anos que se dizia porta voz de José Maria. Armas até então nunca usadas no Brasil como o avião, estiveram em ação. De 1914-16 – lutas terminaram 20 mil pessoas mortas e 9 mil casas queimadas.

A greve de 1917
São Paulo,  em junho começou uma nova greve no setor têxtil – julho  - cerca de seis mil trabalhadores parados.
Governo paulista reprimiu o movimento, policiais atiraram e mataram um trabalhador.

A greve se generalizou – paralização de 70 mil trabalhadores.

Entre as reividicações, Queriam a redução da jornada de trabalho para 8 horas. 35 % de aumento – salários mais baixos.
Proibição  do trabalho de menores. Congelamento dos preços do alimentos. Redução dos alugueis em 50%.

Os patrões não estavam dispostos a aceitar as reivindicações. Criada uma proposta intermediária: aumento salarial de 20% e garantia de que os grevistas não seriam demitidos – 15 de julho – fim.










História do Brasil – Prof. Aleks Von Palitot   
FICHA 12 Tema: Era Vargas até Jango






Crise do Estado oligárquico e Revolução de 1930:   O enfraquecimento da Lavoura Cafeeira

  - crise econômica mundial de 1929  - os Estados Unidos e demais países    diminuíram 70% das importações  brasileiras.

  - os estoques de café aumentaram - os preços baixaram como nunca  - aumento do desemprego.

A Revolução de 1930 -  As eleições para escolher o substituto de Washington Luís ( Café com Leite) – 1930  Júlio Prestes – candidato do governo – mineiros insatisfeitos - Getúlio Dorneles Vargas (Rio Grande do Sul) – Aliança Liberal – João Pessoa
( Paraíba).



Aliança Liberal defendia;  O voto secreto – salário mínimo – diminuição das horas de trabalho. Criação de leis trabalhistas para regulamentar o horário de trabalho de mulheres e crianças.

A Aliança Liberal perde as eleições: Vencedor das eleições -  Júlio Prestes – fraudes - Os deputados que apoiavam Washington Luís – promoveram a degola – revolta.   No dia 25 de julho – João Pessoa foi assassinado.



3 de outubro estourou a Revolução - Rio Grande do Sul – espalhou-se rapidamente pelo  Brasil. No 24 de outubro , os militares do Rio de Janeiro, liderados pelos Generais Mena Barreto e Tasso Fragoso, e pelo Almirante Isaías de Noronha, depuseram o presidente.  No dia 3 de novembro, o governo da República foi entregue a Getúlio Vargas.



A Reação dos Paulistas- Assim que assumiu o governo, Getúlio Vargas suspendeu a Constituição – substituiu os governadores por interventores - Dissolveu o Congresso Nacional.

A oligarquia cafeeira paulista, afastada, do comando do país pela Revolução de 30 estava descontente – forte oposição ao governo de Getúlio Vargas. A nomeação de João Alberto para governar São Paulo deflagrou uma Revolta.

Revolução Constitucionalista - Oligarquia paulista queria o fim - do Governo de Getúlio e a convocação de uma Assembléia Constituinte. Frente Única – Partido Republicano Paulista e o Partido Democrático.



Em 23 de maio de 1932, os estudante paulistas de direito Martins, Miraguaia, Dráusio e Camargo (MMDC) morreram em manifestações contra o governo Federal. 9 de julho estourou a Revolução – comando de Isidoro Dias Lopes – depois assume Bertolo Klinger – três meses de luta.



Aliança Nacional Libertadora. Agrupava sindicalistas, socialistas, comunistas e liberais.  O levante foi denominado pelo governo de Intentona Comunista – novembro de 1935.



O Golpe do Estado Novo e Ditadura Pessoal de Vargas - A Constituição de 1937  - O fascismo legalizado – através da nova constituição chamada de ”A Polaca”. Mistura de formula fascista e nacionalista.



Predomínio do executivo: mandato de 6 anos. Disposição sobre salário mínimo, horas de trabalho e férias  - Proibia greves e instituía pena de morte.



Nacionalização dos recursos minerais, fontes de energia, bancos, companhias de seguro e indústrias de base
A palavra escrita ou oral era passível de censura.



A Criação do DASP – criado em 1938 – Departamento Administrativo do  Serviço Público – finalidade de dar ao estado um aparato burocrático    DIP – Departamento de Imprensa e     Propaganda