Edificações e Monumentos Históricos de Rondônia

Catedral Sagrado Coração de Jesus


Sua pedra fundamental foi lançada no dia 3 de maio de 1917, quando Porto Velho pertencia a comarca de Humaitá, no Estado do Amazonas. Provisoriamente teria sido construída uma Capela provisória, que a comunidade local denominava Vaticano, situada onde hoje se encontra o edifico do governo estadual, que durante um temporal, teve sua estrutura muito comprometida ocasionando um desabamento.
Os trabalhos para a construção de uma nova obra em um novo local tiveram inicio em 26 de setembro de 1927, contando com o trabalho e apoio importante do Padre João Nicoletti. As obras da Catedral ocorrem em ritmo lento. O engenheiro Francisco Erse, auxiliado pelo mestre de obras, José Ribeiro de Souza e o auxiliar de pedreiro Crisóstomo Nina, introduziram em Porto Velho, a novidade das formas que lembram os estilo neoclássico da arquitetura da Igreja. Os afrescos existentes no alto das laterais internas da Catedral foram pintados pelo padre italiano Ângelo Cerri. As obras da Catedral, prosseguiam. Em 1960 foram colocados pela empresa Juca, de São Paulo, 147 m² de vitrais em estilo clássico, retratando a Via Sacra.
Catedral Sagrado Coração de Jesus - Porto Velho - RO

Palácio do Governo ( Palácio Presidente Vargas)  







Em 13 de setembro de 1948 o Governador do Território Federal do Guaporé Joaquim Araújo Lima, lançava a pedra fundamental do futuro Palácio do Território. O engenheiro civil responsável pela obra foi José Otino de Freitas, que projetou uma edificação com linhas sóbrias e elegantes, com características eruditas. No primeiro governo de Ênio Pinheiro dos Santos Pinheiros (1953-1954) foram concluídas as obras e o Palácio foi inaugurado no dia 29 de janeiro de 1954, durantes as comemorações dos dez anos de instalação do Território Federal. 
Palácio Presidente Vargas - Porto Velho - RO 
Colégio Salesiano ( Seminário Maior João XXIII)  






Seminário Maior João XXIII antigo Colégio Dom Bosco  é uma edificação das mais antigas de Porto Velho. A pedra fundamental foi lançada em 7 de julho de 1935, a construção ficou sob o comando do português Pedro Renda . O prédio foi construído para atender a congregação salesiana que visava a constituição de um colégio internato e semi-internato, foi reconhecido como Ginásio Dom Bosco pelo governo federal em 1945.


Colégio Salesiano Dom Bosco - Porto Velho - RO
História do Bairro Caiary  

O problema residencial nas décadas de 30 e 40 do século passado, em Porto Velho, era latente. O Diretor da E.F. Madeira Mamoré, Aluízio Pinheiro Ferreira, conseguiu a liberação de recursos financeiros junto ao Ministério de Viação e Obras Públicas, visando solucionar o problema. A construção das residências ocorreu na década de 40, situam-se nas Ruas Duque de Caxias e Santos Dumont, Avenida Presidente Dutra, Farqhuar, Carlos Gomes e Rogério Weber.  Essas casas eram destinadas aos funcionários graduados da ferrovia, eram dotadas de sistema de ventilação, avarandadas, com rede de água encanada e instalação elétrica. O bairro formado recebeu o nome de Caiary. Na etimologia tupi-guarani, significa madeira.


Casas do Bairro Caiari - Porto Velho - RO

Três Caixas D’água ( Três Marias )

As três Caixas D` água pussuem capacidade para armazenar 200 mil litros cada. O projeto de execução dessa obra foi da Chicago Bridge Iron Works. Construídas pela May, Jekll y Randolph durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Em1910 temos apenas uma caixa dágua e em 1912 é concluída a montagem de mais duas. Essas caixas dágua, pintadas de preto, tinham tampas pintadas de branco, durante muito tempo abasteceram a cidade de Porto Velho, quando em 1957 foram desativadas. Foi tombada como pratrimônio histórico em 1988.         
   
Três Caixas d´ águas - Porto Velho - RO
Clube Internacional ( Ferroviário)  

No passado era chamado de prédio General Mess, na avenida sete de setembro, onde eram servidas duas mil refeições diária, com exceção do café da manhã,  aos funcionários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, local onde hoje é o Clube Ferroviário. Mais tarde nesse prédio funcionou o Clube Internacional inaugurado no dia 15 de novembro de 1919 com grande baile de gala. 

Clube Internacional ( Ferroviário) - Porto Velho - RO
Palácio da Justiça – Fórum Ruy Barbosa   


Em comemoração ao centenário de nascimento de Ruy Barbosa, foi lançado no dia 5 de novembro de 1949, a pedra fundamental do Palácio da Justiça na Praça Marechal Rondon. A obra foi iniciada do governo de Joaquim Araújo Lima, em estilo sóbrio e de linhas simples. Na década de 80 do século passado, o Fórum Ruy Barbosa foi demolido e em seu lugar surgiu o prédio envidraçado e de grande tamanho para época. Alguns moradores antigos protestaram com a mudança da sua arquitetura que respondia ao passado do final do segundo ciclo da borracha. 

Palácio da Justiça Rui Barbosa - Porto Velho - RO
Edifício Feitoza  

Em 1954, o seringalista e comerciante Emídio Alves Feitoza, deu início à construção de um prédio comercial localizado na esquina da Rua José de Alencar com a Rua Barão do Rio Branco. O Edifício Feitoza com dois pavimentos, misto de concreto armado e alvenaria, foi projetado pelo engenheiro José Otino de Freitas e pode ser considerado arquitetonicamente  de estilo moderno. Ostenta nos altos, uma imponente escultura evocando a figura mitológica de Mercúrio, o deus do comércio.  

Edifício Comercial Feitosa - Porto Velho - RO














Cine Teatro Resk
O grande prédio do Cine Teatro Resk, construído pelo patriarca da família o libanês George João Resk, na rua Nathanael Albuquerque, esquina com a praça General Rondon. Inaugurado em junho de 1950, o Cine propiciou momentos culturais e de entretenimentos na cidade com artistas nacionais em apresentações memoráveis.         
Cine Teatro Resk - Porto Velho - RO
Sobrado de Santo Antônio ( P.T. Collins)  


Foi inaugurado provavelmente em 1878 durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.  Possui traçados arquitetônicos neo-clássicos inspirados na arquitetura inglesa. Teria sido construído para ser residências da família Collins durante a construção da ferrovia na localidade de Santo Antônio quando ali era município do Mato Grosso. O sobrado originalmente é pintado de amarelo com arcadas de cor branca com dois pavimentos. Nas décadas de 70 o local se transformou no Iate Clube de Porto Velho, posteriormente se tornou propriedade particular.
Sobrado de Santo Antônio ( Casarão) - Porto Velho - RO










História do Sobrado Episcopal

Localizado na Av. Presidente Dutra, esquina com a Rua D. Pedro II o sobrado episcopal conhecido como a “casa do bispo”, foi edificado em 1945 em um topo de uma plataforma onde apareciam afloramentos de canga. Esse sobrado foi construído pelo comerciante Albino Henriques para a residência de sua família e vendido ao Governo do Território do Guaporé em 1947 quando foi cedido para residência do recém chegado Bispo D. João Batista Costa, sendo também utilizado como sede do bispado. Posteriormente o governo destinou então o sobrado para a residência oficial do secretário geral, cargo equivalente hoje, a vice-governador. No início da década de 60 do século passado, com a abertura da BR-29, hoje 364, o sobrado serviu como república para alguns engenheiros das empresas construtoras.   

Lançamento da pedra fundamental do Palácio do Governo, ao fundo Sobrado Episcopal - Porto Velho- RO
 História do Mercado Municipal ( Mercado Cultural )  
A origem da construção do Mercado Público coincide com a instalação do Município de Porto Velho, no dia 24 de janeiro de 1915, Major Fernando Guapindaia, resolveu criar o Mercado para resolver o abastecimento de carnes verdes. A primeira parte da edificação foi construída pelo português Pedro Renda. A obra ficou paralisada durante 15 anos e foi concluída apenas em 1950, quando Ruy Catanhede era Prefeito de Porto Velho.
Mercado Municipal de Porto Velho - RO
A concepção arquitetônica do prédio lembrava o estilo “art-decort” da primeira metade do século XX. Possuía quatro portais e em seu interior havia quatro pavilhões distribuídos em uma área de 1.405 m², contento quarenta e quatro boxes.      





História do Edifício Monte Líbano

Foi a primeira construção totalmente em alvenaria feita em Porto Velho pelos anos de 1915 e 1917. Edificado pelo Libanês Jorge Bichara que concluiu em 1950. Trabalhou na construção o mestre de Obras Simplício José, maranhense que chegou a Santo Antônio em 1901 onde prestou serviços às empresas Suares & Hermanos e a May, Jackyll e Randolph. O prédio têm três pavimentos e no passado várias empresas ocuparam o local: Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários, INPS, Comércio Abidão Bichara, Empresa Aérea Cruzeiro  do Sul, Shell Mex Brasil e a representação da Air France.
Edifício Monte Líbano - Porto Velho - RO

O prédio foi abandonado e depois comprado pelo INSS – Instituto Nacional de Previdência Social. Restaurado na década de 1990.      





Edifício da Administração da Estrada de Ferro
( Prédio do Relógio)  
Foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1950 na gestão do governador Joaquim de Araújo Lima. A concepção arquitetônica do prédio de dois pavimentos com área coberta de 1.500 m², de autoria do arquiteto  Armando Costa, do Rio de Janeiro, foi baseada no formato de uma locomotiva estilizada.
Edifício da Administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré - Prédio de Relógio - Porto Velho
 A torre ostenta um relógio, onde foi colocado um sino que tocava à época a cada 15 minutos e contem inscrições com os nomes do Governador Joaquim de Araújo Lima e do diretor da E.F Madeira Mamoré, Ananias Ferreira de Andrade. Esse relógio durante anos foi um seguro guia de horário para a população de Porto Velho e, em homenagem a ele, o povo batizou-o com o nome de prédio do relógio.