sexta-feira, 23 de abril de 2010

A grande Ilha Grega - Amantaní


O Lago Titicaca, berço mitológico dos Incas é dividido pela Perú e pela Bolívia e ocupa uma área de mais de 8000 km2 a quase 4000 metros de altura.

Uma das suas maiores ilhas, e certamente a maior do lado Peruano é a Ilha Amantaní que continua a sua existência como se décadas de civilização não tivessem transformado radicalmente grande parte dos pueblos e ilhas em seu redor. A sua população continua as tarefas dos seus antepassados neste grande rochedo que se ergue das águas profundas deste grande lago de um azulintenso que domina e empalidece o azul do céu. Domando a terra e cultivando-a osAmantanís transformaram a ilha numa rede de muros e caminhos que separam diferentes áreas de cultivo e diferentes propriedades.
Não é difícil imaginarmo-nos numa ilha Grega a passearmos nos seus montes secos recortados por muros e ao vermos as pessoas que lavram os campos ajudados pelos seus burros e ao vermos o Titicaca a toda a volta
que facilmente se confunde com um mar. E o sol aqui brilha como na Grécia e talvez até mais. A luz do sol aquece e queima sem misericórdia toda a pedra ou pele em que consegue pousar a esta altitude. Mas também a sombra é poderosa, fria e gélida como só consegue ser nas montanhas. Os Amantanís vivem sem estradas nem veículos e sem electricidade ou água corrente. A pouca água que têmvem de uma reserva comunitária para toda a ilha. De resto, tudo se faz em comunidade. Não existe polícia nem representantes do governo sendo eles os seus próprios representantes e olhando eles pelos seus próprios interesses. O serviço que opera a rota entra a ilha e Puno nas margens do lago é operado por uma empresa que distribui os lucros entre as várias comunidades e os poucos turistas que aqui vêm são hospedados num sistema de rotação com diferentes famílias. Os Amantaní são por tradição e quase por única opção, agricultores, pastores, pescadores e tecelões As peles de ovelha secam nas rochas à volta da ilha à espera para serem convertidas em bonitas mantas por mãos muito experientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário