quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Trilhando a História no Monte Roraima


O programa Trilhando a História recebeu convite da Roraima Adventure, para realizar gravações em Boa Vista-RR, e claro também no famoso Monte Roraima, numa trilha ao mesmo que leva 4 dias até seu topo. A equipe do Trilhando está programando a viagem para dezembro.

Sobre o Monte Roraima: na região, existia uma área indígena da etnia Ingaricó. Em abril de 2005, foi sobreposta pela Terra Indígena Raposa/Serra-do-Sol que inclui o Parque. Com a demarcação da nova área indígena, o Parque será administrado na forma de Gestão Compartilhada entre Funai, Ibama e comunidade Ingaricó.

O Monte Roraima é um dos pontos culminantes do país, com 2.875 m de altitude. Os indígenas venezuelanos (pémons) e brasileiros (ingaricós) o consideram como "A Casa de Macunaima". Os pémons o chamam ainda de "Madre de todas las Águas". O primeiro homem branco a conhecer o Monte Roraima foi o inglês Sir Walter Raleigh que no final do século XVI, estando em busca de tesouros, embrenhou-se pelas Antilhas e cruzou a floresta na região da Guiana. Raleigh teria chegado apenas à base do Monte. Mesmo assim coletou material suficiente para escrever a obra que denominaria “Montanha de Cristal” inspirado em lendas locais. Mais tarde, em 1884, chegaria lá outro inglês, o botânico Everard Im Thum. Este sim subiu ao topo do Monte e deixou relatórios detalhados de sua expedição, o que inspirou o escritor britânico Conan Doyle a criar o romance "O Mundo Perdido", publicado no início do Século XX.

Um comentário:

  1. Olá Aleks e também não dá para esquecer do Fabinho... Aguardo essa matéria do Monte Roraima com expectativa... Abraços

    ResponderExcluir