terça-feira, 15 de junho de 2010

Na Trilha da História


O Resultado das gravações do programa Trilhando a História em São Paulo no Museu Paulista, rendeu a equipe do programa, mais de duzentos e-mails parabenizando pelo trabalho de imagens, edição e matérias. Foram três programas que abordaram não somente a temática de Independência do Brasil, mas, também a relação do Museu com Rondônia, já que temos no ambiente, vários espaços destinados a relembrar a atuação dos Bandeirantes Paulistas que passaram por Rondônia no século XVII. O mais interessante foi que a equipe descobriu que existe no museu um espaço, destinado as águas dos rios da Amazônia, é lá temos a água do nosso conhecido Rio Madeira, por onde passou a figura do bandeirante paulista Antônio Raposo Tavares.  
Nas próximas edições do Trilhando a História, os telespectadores poderão conhecer um pouco mais sobre a história do Amazonas, onde foram gravados dois programas, e já é pauta das próximas aventuras, uma série de reportagens sobre a história do Estado Acre, vizinho de Rondônia, onde temos também uma relação histórica, pois, a Revolução Acreana possibilitou através do Tratado de Petrópolis assinado entre Brasil e Bolívia, a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, dando origem a cidade de Porto Velho.    
A nova série de programas em Rondônia vai ao ar a partir de junho até julho na Rede TV Rondônia, canal 17, ao meio dia no programa Fala Rondônia apresentado pelo jornalista Domingues Júnior, e em horários alternativos no canal 25.   

 Aleks Palitot         



sexta-feira, 11 de junho de 2010

Gravações em Manaus - Linha do Tempo



Catedral Metropolitana de Manaus localiza-se na cidade de Manaus, estado do Amazonas, no Brasil.
É a igreja matriz da cidade, remontando aos missionários carmelitas que, em 1695, ergueram a primitiva Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Esta obra rústica foi reconstruída pelo então presidente da Província Manoel da Gama Lobo D’Almada, que fez ampliar as suas instalações. A nova obra, entretanto, foi destruída por um violento incêndio em 1850.
A atual edificação é em estilo grego, com grande parte do material importado da Europa, principalmente de Portugal; é o caso dos seis sinos de fundição portuguesa da capela-mor do batistério e dos três altares, tudo em pedra de lioz vinda de Lisboa. As telhas vieram de Nova Rainha (hojeParintins).
Em 1862 foi criada a Diocese do Amazonas, sendo a Igreja de N. S. da Conceição elevada a Catedral e inaugurada oficialmente em 1877.
A Catedral ainda conserva, à direita de sua entrada principal um mausoléu com os restos mortais de Dom Lourenço Costa Aguiar, bispo à época de sua fundação.
A Catedral já recebeu a visita do papa João Paulo II, em 1980, quando visitou a cidade de Manaus. A cadeira que ele utilizou ao celebrar a missa campal na cidade, até hoje está guardada no museu da igreja.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças ao meio dia na Rede TV Rondônia, no Fala Rondônia canal 17 e em horários alternativos no canal 20 e 25.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Linha do Tempo em Manaus

  O Trilhando a História fez um resgate histórico dos prédios antigos de Manaus, capital do Estado do Amazonas, região que Porto Velho já fez parte, quando o Governador Jônatas Pedrosa criou o município que é capital de Rondônia. Um dos lugares que visitamos foi o   conjunto arquitetônico da Alfândega e Guarda Moria foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1987, junto com o Complexo Portuário. Inaugurados oficialmente em 1906, os dois prédios foram construídos pela firma inglesa Manaos Harbour Limited, como parte do contrato de concessão do Porto de Manaus. Em estilo eclético, com elementos medievalistas e renascentistas, trata-se do primeiro prédio pré-fabricado do mundo. O prédio da Guarda-Moria, com sua torre e farol edificados com o mesmo material e estilo da Alfândega, completa o complexo. O edifício da Alfândega foi construído em blocos de tijolos aparentes, pré-montados e importados da Inglaterra, uma reprodução dos prédios londrinos do início do século. 
O Trilhando a História vai ao ar todas as terças ao meio dia na Rede TV Rondônia, no Fala Rondônia canal 17 e em horários alternativos no canal 20 e 25.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Museu Paulista - Bandeirantes


Hoje no Trilhando a História continuaremos nossa jornada no Museu Paulista (Ipiranga) em São Paulo, onde tivemos a oportunidade de gravar três programas. O foco do programa de hoje será a atuação do Bandeirantes, sertanistas e moções no Vale do Guaporé e rio Madeira em Rondônia. O museu possui um acervo magnífico de pinturas em óleo que representam esse momento na história. O mais curioso é que na escadaria principal temos armazenado em cápsulas de cristal, as águas dos rios da Amazônia levada pelos bandeirantes, inclusive a água do nosso Rio Madeira.  
O Trilhando a História vai ao ar todas as terças ao meio dia na Rede TV Rondônia, no Fala Rondônia canal 17 e em horários alternativos no canal 20 e 25.