sexta-feira, 27 de abril de 2012

Trilhando a História no Salar de Uyuni

Deserto de Salar de Uyuni - Potosi - Bolívia
 Que tal essa semana você conhecer cidades históricas de mil anos no meio do deserto próximo de La Paz? Ou então passear pelo grande Deserto de Salar de Uyuni em Potosi? Essa aventura em lugares de outro mundo vai ao ar nessa semana, em mais um Trilhando a História. A saga desses aventureiros em conhecer a América Latina e sua cultura e história continua, restam ainda três programas inéditos que prometem levar a todos em Rondônia a viajar sem sair de casa, pelos mistérios e valores identitários dos Andes.
O Trilhando a História continua ainda a explorar a cidade arqueológica de Tiwanaku na Bolívia. Tiwanaku, uma das antigas potências militares-religiosas do altiplano. As ruínas de sua capital, parcialmente restauradas, estão a 3.850 metros de altitude, na planície entre La Paz e a margem sul do Lago Titicaca, em um sítio habitado desde pelo menos 250 AC. A arquitetura monumental em blocos de pedra habilmente talhada impressiona e é compreensível que Morales tenha escolhido o templo de Kalasasaya para uma de suas cerimônias de posse.

Aleks Palitot em Deserto de Salar de Uyuni em janeiro de 2012
O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no Departamento de Potosí, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.
Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12.000km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia e que apresenta aproximadamente 8.300km².
Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 são extraídas anualmente. Além da extração de sal, o salar também é um importante destino turístico. Seus principais pontos de visitação são o hotel de sal, desativado, e a Ilha do Pescado, com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura.
No início de novembro, quando começa o verão, é lar de três espécies sul-americanas de flamingos: o chileno, o andino e o flamingo de James. Os flamingos aparecem no verão pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes que deixa o salar coberto de água, tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30cm. Nesse período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim os passeios ficam restritos a algumas áreas. Entretanto, entre abril e novembro todo o salar fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25. Os programas ficam a disposição no site WWW.amazoniavideo.com e no WWW.newsrondonia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário