sábado, 24 de setembro de 2011

As riquezas do Guaporé


Reserva Florestal Lagoa Azul - Senhor Bernardo
Rondônia detém uma grande variedade de ecossistemas, incluindo áreas de grande beleza cênica e biológica, bem como uma situação biogeográfica muito interessante. Se você curte a natureza e sonha com uma grande aventura, conheça os atrativos de Rondônia e  do Vale do Guaporé. De interesse turístico, por sua exuberante fauna e diversificada flora, o rio Guaporé abriga espécies de mamíferos aquáticos únicos da Amazônia, como o boto tucuxi e o peixe-boi, além das tartarugas que todos os anos povoam as praias guaporeanas de vida, na época das desovas.
Por isso o Trilhando a História da semana, vai mostrar o Guaporé com sua rica ecologia e sua cultura tradicional. Identidade e cultura enraizada na história de ocupação dessa região ao longo da exploração da Amazônia durante o século XVI. Para isso, visitamos na região do município de Costa Marques, uma reserva florestal particular chamada Lagoa Azul do ambientalista senhor Bernardo. Lá pudemos perceber o amor deste homem, pelo meio ambiente,pois, na sua reserva, seu Bernardo possui um orquidário com mais de mil orquídeas, e ainda, o mesmo produz artesanato com os recursos que a própria reserva natural lhe oferece, praticando assim com sustentabilidade o desenvolvimento regional sem agredir a floresta.

Quilombolas de Santa Fé
Pudemos também, no mesmo programa gravar no Rio Guaporé, e ficamos deslumbrados com a riqueza natural da região, principalmente na localidade de Santa Fé dos Quilombolas, local de origem a partir da resistência de afro-descendentes que lutaram contra a escravidão no passado, período corresponde à exploração colonial do Guaporé.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25 (13h).
Os programas ficam a disposição no site WWW.amazoniavideo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário