terça-feira, 11 de maio de 2010

Bairro Caiarí


O Trilhando a História de hoje vai visitar as Igrejas antigas de Porto Velho, mostrando a importante atuação da Igreja na ocupação da região no início na história da cidade. Depois visitamos o Restaurante San Genaro, uma verdadeira cantina italiana situada na rua Duque de Caxias com Rogério Weber, em um bairro tradicional da cidade, o Caiarí. O Restaurante é maravilhoso, indicamos o prato da casa denominado San Genaro. O Lugar além de uma culinária perfeita, possui uma arquitetura antiga e histórica, é uma antiga residência do bairro, onde metade de sua estrutura arquitetônica foi preservada.

História do Bairro Caiary  
O problema residencial nas décadas de 30 e 40 do século passado, em Porto Velho, era latente. O Diretor da E.F. Madeira Mamoré, Aluízio Pinheiro Ferreira, conseguiu a liberação de recursos financeiros junto ao Ministério de Viação e Obras Públicas, visando solucionar o problema. A construção das residências ocorreu na década de 40, situam-se nas Ruas Duque de Caxias e Santos Dumont, Avenida Presidente Dutra, Farqhuar, Carlos Gomes e Rogério Weber.  Essas casas eram destinadas aos funcionários graduados da ferrovia, eram dotadas de sistema de ventilação, avarandadas, com rede de água encanada e instalação elétrica. O bairro formado recebeu o nome de Caiary. Na etimologia tupi-guarani, significa madeira em cima d’água.
O Trilhando a História vai ao ar todas as terças ao meio dia na Rede TV Rondônia, no Fala Rondônia canal 17 e em horários alternativos no canal 20 e 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário