domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Território Federal do Guaporé

A Elevação da região em Território Federal está intimamente ligado a liderança e atuação de Aluízio Ferreira, que articulou as forças para atingir a emancipação. A Crise da Borracha Amazônica provocada pela concorrência da Malásia, originou o abandono dos seringais e a conseqüente retirada da empresa de Farquar da administração da E. F. M. M. Em 10 de julho de 1931 inicia-se a intervenção do governo brasileiro na Ferrovia, já em 1937 o contrato é rescindido e a Ferrovia é estatizada. A Ferrovia funciona até 1972, quando é sucateado pelo 5º Batalhão de Engenharia e Construção.
Getúlio Vargas em pronunciamento a população de Porto Velho em 10.10.40
Durante a Crise da Borracha amazônica nas décadas de 1920 e 1930, nem os grandes empreendimentos resistiram, como é o caso da Fordelândia, grande projeto de produção de látex no Pará de propriedade do norte americano Henry Ford. O advento do 2ª Grande Guerra e o controle japonês sobre a Malásia e Cingapura, promoveram nova corrida pela borracha amazônica.
Em 1942 foram assinados os acordos de Washington, que visavam implementar um programa denominado guerra pela borracha. Grandes levas de nordestinos chegaram a região, foi ainda criado um programa de sanitarização de algumas regiões. O Governo Brasileiro criou o Banco da Borracha, a Rubber Corporation e a Sava (Superintendência de Abastecimento do Vale Amazônico) com o intuito de quebrar a estrutura arcaica do aviamento, mas não obtiveram sucesso.
Estátua de Vargas na Av. Sete de Setembro
Em 13 de Setembro de 1943, foi criado o Território Federal do Guaporé, com terras desmembradas do Mato Grosso, e do Amazonas, contando, com 04 municípios: Porto Velho (capital), Lábrea, Guajará-Mirim e Santo Antônio. O primeiro governador foi o Major Aluízio Ferreira que logo após tornou-se Deputado Federal pela região, e chefe do grupo político Cutuba (situação), que conflitava-se com os Peles Curtas, sob a liderança de Joaquim Vicente Rondon e Renato Medeiros.
Em 1944 ocorreu a reorganização do mapa do território do Guaporé, que passou a contar com 02 municípios - Porto Velho e Guajará-Mirim. Em 1956, o Território do Guaporé passou para Território Federal de Rondônia na mesma época do Governo J.K foi iniciado a abertura da BR - 029 (atual - 364) que auxiliou no novo surto migratório para a região juntamente com os garimpos de Cassiterita e pedras preciosas.
No ano de 1936, Aluísio faz um discurso sobre "Uma obra nacionalista no Oeste do Brasil: a rodovia Amazonas/Mato Grosso" tambem em que, claro defende a implantação de um território englobando parte das terras tambem dos dois estados.
Já tambem em 1939, o Conselho de Segurança Nacional sugere ao presidente Getúlio Vargas a criação de territórios federais ao longo das regiões desabitadas do país. Aluísio Ferreira sugere o nome de Rondônia ao Território projetado para o alto Rio Madeira e de igual maneira que, claro a capital seja na cidade de Porto Velho, com o nome de Caiari, tambem em homenagem ao nome indígena do Rio Madeira.
Pelo decreto-lei 5.812 de 13 de setembro de 1943, o presidente Getúlio Vargas junta terras tambem dos Estados do Amazonas e de igual maneira do Mato Grosso, criando o Território Federal do Guaporé com 4 municípios. O general Rondon, supostamente por desavenças com os revolucionários de 1930, rejeita a proposta de ser seu patrono. No dia 24 de novembro daquele ano, o coronel Aluísio Ferreira toma posse na Capital Federal Rio de Janeiro como primeiro governador do recém-criado Território. D. Bento Aloisio Masella, núncio apostólico do Vaticano no Brasil, designa como padroeira do Território Nossa Senhora de Nazaré. Somente tambem em 24 de janeiro de 1944 é que, claro Aluísio assume o governo e de igual maneira instala o Território, tambem em ato no Colégio Barão do Solimões na capital do Território.
Aleks Palitot
Historiador

2 comentários:

  1. Alex, o município de Ariquemes não fez parte da formação do Território Federal do Guaporé? Quero dizer, aquele não foi desmembrado/cedido ao Território?
    Eu gostaria que você fizesse a gentileza de responder.
    vitorls99@hotmail.com
    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Vitor, Ariquemes também fazia parte do Território do Guaporé, mas era apenas uma Vila ainda, que surgiu por conta da Estação Telefráfica construída por Rondon, e claro a existência de seringais na região!

    ResponderExcluir