domingo, 11 de março de 2012

LIMA, A cidade Colonial

Aleks Palitot na gravações em Lima na Praça Maior - Peru
O Trilhando a História dessa semana vai levar a todos,  a um passeio inesquecível na grande capital do Peru, a cidade de Lima. Nessa nova etapa do Trilhando a História , foram gravados nove programas em Lima e Cusco no Peru; e em La Paz, Deserto de Salar e Copacabana na Bolívia.
Mas nessa terça-feira na Rede TV Rondônia,todos serão levados a viajar pela grande Lima conhecendo assim seu valor histórico e cultural. Batizada como a cidade dos reis, Lima foi fundada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro no dia 18 de janeiro de 1535, sobre o antigo centro administrativo dominado pelos Incas e liderado pelo curaca(prefeito) Taulichusco.
Sua herança indígena pertencia no passado aos vocabolos Límac o Rímac, que significa “aquele que fala”, de origem aiamara e quéchua respectivamente. Erguida na costa central do Peru, a zona foi escolhida por Pizarro que levou em conta o clima temperado e sua posição estratégica com relação ao porto de Callao. Durante o período colonial na América, foi o centro do poder real espanhol na América do Sul.

Praça Maior

É o principal espaço público urbano de Lima e também o mais antigo, já que foi construído sobre um antigo sítio histórico pré-hispânicos. Em 18 de janeiro de 1535, em um acampamento militar, Francisco Pizarro proclamou a fundação da cidade dos Reis. Do século XVI ao XVIII, a praça simbolizou o centro do poder político, municipal e religioso nesta parte do Hemisfério Sul, e durante a República manteve esse papel centralizador

Catedral de Lima

Logo após a fundação da cidade de Lima, o passo seguinte foi a construção da futura Catedral. Foi escolhido o local de um antigo tempo pré-inca do Puma para ergue-la, demonstrando o triunfo da Igreja sobre as antigas religiões do lugar. A catedral original inaugurada em 1540 era muito modesta, porém durante o bispado de Jerônimo de Loayza foi modificado o projeto original dando maior imponência e magnitude a edificação.
O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário