terça-feira, 4 de outubro de 2011

Porto Velho e sua história

Cemitério das Locomotivas. Juliana, Aleks Palitot, Lícia, Gabriella e Reinaldo
O programa Trilhando a História dessa semana, vai levar a todos em Rondônia, a um passeio pelo centro histórico de Porto Velho, assim, prestando uma homenagem a cidade capital do nosso Estado que completa 97 anos de história. Tornado município do Amazonas em 2 de outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Desde meados do século XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380 km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim, Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso, foi a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios, seguindo então para a Europa e os Estados Unidos da América.
As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável.
Além das gravações terem sido realizadas nas ruas antigas de Porto Velho, os aventureiros do Trilhando a História partiram de bike cross para o Cemitério das Locomotivas, situado nas proximidades do Cemitério da Candelária, sítio histórico oriundo do trabalho dos operários que desbravaram a Amazônia para construir a nossa famosa ferrovia. Posteriormente os trilheiros foram até a área portuária do Complexo da Madeira-Mamoré , para realizar uma passeio de lancha pelo nosso Rio Madeira, e assim podendo conhecer melhor a vida dos ribeirinhos, do próprio Rio Madeira antigo Caiarí e claro o espetáculo da natureza que existe no lugar.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25 (13h).
Os programas ficam a disposição no site WWW.amazoniavideo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário