sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Cara do Trilhando a história - 4 anos de História e Aventura


Alunos do Colégio Objetivo 1 e 2 na Trilha da E.F.M.M.
O programa Trilhando a História começou como uma brincadeira. Nas atividades e projetos pedagógicos do Colégio Objetivo sempre filmava com minha máquina fotográfica digital, as expedições e aulas de campo com meus alunos. A partir daí, exibia os vídeos em sala de aula, tendo um retorno satisfatório, melhorando a participação dos alunos na disciplina de história.
Desde a minha adolescência pratico o bike cross ou trilhas de bike, prática esportiva saudável e de muita aventura, com uma forte proximidade com a natureza, algo que temos em abundância em Rondônia. Em janeiro de 2008 resolvi gravar as trilhas que fazia com amigos e amigas aos domingos nas proximidades de Porto Velho, ao longo do Rio Madeira. Posteriormente, resolvi fazer uma edição caseira com os vídeos e os coloquei no You Tube com o título “Aventureiros da Amazônia”, que logo teve boa repercussão, uma vez que a equipe de jornalismo da TV Alamanda filial do SBT em Porto Velho, em virtude do material exposto na internet, me convidaram para gravar um quadro, que passaria a ser semanal na sua grade de programação em nossa cidade. Daí surgiu o Trilhando a História, um programa com aventura, com cultura, história e resgate. Abordando temas que preenche o coração do povo de Rondônia de orgulho e esperança.
Depois de seis meses de parceria com o SBT, resolvemos aceitar o convite da Rede TV Rondônia de Televisão, para exibir o programa em rede estadual todas as terças no programa “Fala Rondônia”, e reprises todos os dias em horários alternativos na “TV Cultura”, resultando em sucesso, pois, o quadro aumentou de maneira significativa sua audiência e o alcance do público.
Algo que nasceu de uma brincadeira dos dias de trilha de domingo, se tornou um sucesso regional. Hoje fazem 4 anos do primeiro programa gravado do Trilhando, foram mais 250 lugares históricos visitados, mais de 160 cidades, 35 mil km rodados e mais e 200 programas gravados. Agradeço a todos que ajudaram e ajudam esse programa. Em especial ao Colégio Objetivo, o câmera Paulo Motta, Marcelo Suzuki (diretor de produção), Augusto Pellucio (diretor), Reinaldo Caverna (câmera),José Calixto (Turismólogo), Saulo (Turismólogo), Lawrence Pataka (editor) e a Rede TV Rondônia.
Para relembrar essa aventura que se iniciou a quatro anos, nesse sábado iremos gravar dois programas especiais de aniversário do Trilhando a História. Os alunos do colégio Objetivo foram convidados a participar dessa gravação, em torno de 30 alunos do Ensino Médio e ex alunos vão encarar uma trilha de bike seguindo os trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Fico feliz por ser filho de Rondônia, por ser professor e historiador, e agora muito mais feliz, por poder mostrar ao povo da minha estimada Terra o que temos de melhor, a nossa história e a nossa identidade.

Aleks Palitot
Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário