segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Sagrado lago Titicaca e suas ilhas

Aleks Palitot ao lado de uma Vicuña no Lago Titicaca - Copacabana
 Considerado o lago navegável mais alto do mundo (3810 m), o Lago Titicaca é um dos pontos mais bonitos do país e ao seu redor se assentaram as mais importantes culturas pré-colombianas. O estreito de Tiquina divide o lago em Lago Maior ou Chucuito, ao norte e Lago Menor ou Huiãnay Marka, ao sul; locais onde estão as ilhas do salgado, sagrado, imenso e profundamente azul Titicaca.
No Lago Menor estão as ilhas Suriqui (há construções indígenas e embarcações de papiro) e Kala Uta (há várias casas e torres funerárias de pedra - Chullpares - atribuídas à cultura Aymará). Para chegar aos locais é preciso pegar uma lancha em Huatajata. No Lago Maior estão as ilhas do Sol e da Lua. O acesso a ambas é feito em lanchas que saem de Copacabana.
Aleks Palitot no Templo do Sol na Ilha do Sol - Lago Titicaca - Bolívia
Do lago, rumo à Ilha do sol, já é possível avistar o Palácio dos Incas (construções em pedra), um dos oito sítios arqueológicos da ilha. O cenário é enigmático, de ocres muito intensas, das roupas dos nativos, do verde da ilha, de suas flores, do intenso azul do céu e do lago. Escadarias de pedras, a Fonte Sagrada dos Incas, trilhas leves, a montanha cheia de plantações e um perfume único, crianças levando llamas e alpacas para um passeio, crianças correndo em sua direção para vender-lhe um artesanato.
Ainda na Ilha do sol, há o Museu Subterrâneo de Ekako (200 metros quadrados abrigam a maior coleção de objetos arqueológicos e antropológicos da ilha) e as Terrazas de Pachamama (terraços incas com mais de 200 espécies de ervas medicinais e produtos agrícolas andinos). O acesso a esses lugares só é possível par clientes Transturin, uma operadora de turismo que explora o local. Estudiosos acreditam que o museu subterrâneo foi formado pelos espanhóis quando jogaram os símbolos incas no lago para substituí-los por peças espanholas, sobretudo católicas.
A ilha tem bastante representatividade entre místicos esotéricos. De acordo com Enrique Vargas, a ilha e Copacabana são considerados dois dos mais importantes centros energéticos do continente americano. .Mesmo próxima à Ilha do Sol, nossa equipe não pode ir à Ilha da Lua. Segundo historiadores, era nela onde as virgens ficavam isoladas até se casarem com importantes personalidades incas ou com capitães espanhóis que as comprassem.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25.
Os programas ficam a disposição no site WWW.culturadonorte.com e no WWW.newsrondonia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário