terça-feira, 28 de agosto de 2012

Professor da Porto FGV defende artigo em Simpósio Nacional


Professor Aleks Palitot com os integrantes do grupo de trabalho que debateu  a relação centro
e perfireria: Estado e Sociedade Civil em Áreas Periféricas. 
O Professor Aleks Palitot (historiador) participou entre os dias 20 e 22 de agosto do VII Simpósio Nacional Estado e Poder: Sociedade Civil. O evento reuniu os mais importantes historiadores do Brasil das principais Universidades Federais. O Simpósio foi sediado na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica, Minas Gerais. O evento na UFU é resultado de uma jornada iniciada pelo Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Poder no Brasil, na Universidade Federal Fluminense – UFF, no ano de 2004, e que hoje reúne estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores de várias Universidades e instituições de pesquisas do país. Assim o Núcleo de pesquisa tem procurado realizar seus encontros nacionais em outras unidades da federação, como aconteceu nos casos do VI Simpósio na Universidade Federal do Sergipe, o III Simpósio na Universidade Federal de Goiás e do IV na Universidade Estadual do Maranhão. Todos os Simpósios realizados até aqui tiveram como objetivo comum o fato de promover discussões temáticas específicas da questão conceitual sobre o Estado no Brasil.
O VII Simpósio foi fruto da iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Poder e do Núcleo de Pesquisa e Estudos História, Cidades e Trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História/Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. O Objetivo foi promover uma avaliação do estado atual de estudos sobre a problemática da sociedade civil na sua relação com o Estado, em distintos espaços e temporalidades, aprofundando o intercâmbio de pesquisas e reflexões sobre a temática. Isto também significa abrir o necessário espaço para a compreensão sobre os significados dos embates atuais em torno de práticas intra e inter Estados no movimento mais amplo de mundialização do capital. Organizadas em uma conferência inaugural, mesas redondas, e Grupos de Trabalho, as pesquisas que foram apresentadas neste Simpósio deverão focalizaram, portanto, aspectos relacionados à sociedade, à política, à economia e à cultura relacionadas à disputas junto à sociedade civil (em seus diversos aparelhos privados de hegemonia), dentro do próprio aparelho de Estado, nas práticas inter-estatais e nos chamados “mercados mundiais”.
O professor Aleks Palitot teve a oportunidade de defender seu artigo científico do Mestrado (UNIR) com o tema voltado para o tema de desenvolvimento regional e sustentabilidade, sendo o título do artigo: “A ponte invisível do desenvolvimento: Guajará Mirim, a periferia da floresta”. O artigo aborda os aspectos históricos da ocupação da Amazônia e as políticas públicas para a localidade de Guajará Mirim. O mesmo artigo foi aprovado pela banca e foi publicado nos Anais do evento sob o registro n° ISSN: 2178-9843.

Nenhum comentário:

Postar um comentário