sábado, 16 de julho de 2011

Aventura na Serra dos Pakaas



Expedição Madeira-Mamoré Objetivo na Serra dos Pakaas.
O Trilhando a História dessa semana encarou mais uma aventura no Parque dos Parecis na Serra dos Pakaas em Guajará-Mirim. Com os alunos do Colégio Objetivo-PVH que participavam da Expedição Madeira Mamoré 2011, a equipe do Trilhando fez trilhas e caminhadas em meio a grande Serra, passando por paisagens ecológicas de tirar o fôlego, constatação dos próprios alunos do Objetivo que vivenciaram essa grande aventura.
Em 1979 foi criado o Parque Nacional de Pacáas Novos com o intuito de proteger um importante refúgio ecológico da Bacia Sedimentar Amazônica. O Parque abriga importante patrimônio cultural indígena, representado hoje pelas tribos Uru-Eu-Wau-Wau e Uru-Pa-In.
Em relatos do Marechal Rondon há referências aos índios Cawahib ou Caguarip, auto denominação dos ocupantes dessa área, apelidados pelos Oro-Uari de Uru-Eu-Wau-Wau, "Os Que Tocam Taboca". O nome Pacaás Novos teve origem com os seringueiros que ao caçarem na região encontravam muitas pacas na beira do igarapé (rio).
Nas serras abrangidas pelo Parque Nacional de Pacaás Novos, entre elas a dos Uopiane, dos Pacaás Novos e Moreira Cabral, nascem os principais rios do estado de Rondônia, Jamari, Machado, Jacy-Paraná, além de numerosos igarapés.
Aparentemente a bacia sedimentar do Amazonas apresenta-se como uma grande planície de topografia homogênea, mas a suavidade de suas formas mascara estruturas geológicas complexas. Há o domínio de bacias sedimentares, contido entre estruturas de escudos cristalinos. Extensão da chapada dos Parecis, a Serra dos Pacaás Novos é um grande maciço residual, composto sobretudo de relevos tabulares esculpidos em sedimentos pré-cambrianos.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25.

Os programas ficam a disposição no site WWW.culturadonorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário